Lavando sua salada

 Higienizando as folhas

Retire  as folhas e elimine as amassadas e murchas, depois, mergulhe as boas folhas selecionadas em  uma bacia com a mistura de água e hipoclorito de sódio (ou produto específico para higienizar itens de hortifrúti). Use 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%) para 1 litro de água*. No caso do produto, veja as recomendações na embalagem. Deixe de molho por 30 min. Retire as folhas e lave-as uma a uma em água corrente.

Atenção: o vinagre não é suficiente para eliminar os micro-organismos! No máximo, ajuda a fazer lagartas e insetos largarem das folhas.

Armazenando sua salada

As folhas selecionadas depois do processo de higienização, devem ser secadas com um pano de prato limpo. Escolha um pote com tampa de tamanho adequado e forre o fundo com papel-toalha. Acomode uma camada de folhas e cubra totalmente com papel-toalha. Faça mais uma camada de folhas e cubra novamente com papel-toalha.  O importante é sempre finalizar com uma camada de papel-toalha, para que a tampa não encoste diretamente nas folhas. Mantenha o pote tampado na parte baixa da geladeira.

Você pode usar um pote grande e fazer uma camada para cada tipo de folha - alface lisa, alface roxa, rúcula etc.