Mantenha um peso saudável

A maioria das pessoas diagnosticadas com diabetes (tipo 2 geralmente) estão com sobrepeso. Excesso de peso e gordura corporal, especialmente gordura abdominal, aumenta o risco de desenvolver diabetes.

 

Conheça seu histórico familiar

Suas chances de desenvolver diabetes mais tarde na vida aumentam se você tiver um ou mais membros da família com a doença. Além disso, algumas etnias, como negros e hispânicos, têm uma alta taxa de diabetes.

 

Mantenha-se fisicamente ativo

O exercício regular pode ajudar a prevenir diabetes, controlando o peso e melhorando o fluxo de sangue. O exercício é especialmente importante se a genética colocá-lo em risco de desenvolver a doença.

 

Comer uma dieta equilibrada, pobre em gordura e açúcares

Já que a diabetes envolve uma deficiência na capacidade do corpo para produzir ou utilizar a insulina para converter açúcar em energia, é importante restringir a quantidade de glicose e amidos consumidos, além de evitar alimentos que fazem mal à saúde.

 

Faça um check-up preventivo frequentemente

Todos com idade superior a 45 devem agendar um teste de medição de glicose no sangue com o seu médico a cada 3 anos. No entanto, se houver fatores de risco presentes, como histórico familiar ou obesidade, o teste regular deve começar mais cedo.

 

Monitore sua pressão arterial regularmente e tome medidas para reduzi-la, se for o caso

Aproximadamente 73 por cento dos adultos com diabetes também sofrem de pressão arterial elevada.