Campanha Novembro Azul

 

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

O mais importante é nossa saúde, por isso deixo o preconceito de lado e confira alguns #MITOS e #VERDADES sobre o câncer de próstata:

 

#Verdade

 “Alimentação influencia na prevenção do câncer”

O tomate é o principal alimento mencionado quando se fala em câncer de próstata por ser rico em licopeno, um antioxidante também presente em outros carotenoides, como a cenoura.

 

#Parcialmente Verdade

“O exame de toque é o único a identificar o câncer de próstata”

O exame que provoca pânico nos homens não é o único, mas precisa ser realizado em conjunto com outro exame, o de sangue, para identificar a taxa de PSA (antígeno prostático específico). O PSA é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. Os dois exames são complementares e um não exclui o outro.

 

#Verdade

“O câncer de próstata é hereditário”

Cerca de 2 a 3% das pessoas que têm parentes de primeiro grau com a doença podem desenvolver o câncer e devem realizar exames regulares a partir dos 40. Para aqueles sem registro na família, o exame é indicado apenas aos  50 anos.

 

#Mito 

“PSA baixo significa ausência do câncer”

O PSA é uma enzima que pode indicar aumento do tamanho da próstata, mas nem sempre ele é um indicador preciso de ausência ou presença de câncer. Por isso, o exame de toque não pode ser substituído totalmente pelo exame de sangue para detectar o nível de PSA.

 

#Mito

“Aumento da próstata significa existência do câncer” 

A próstata, localizada abaixo da bexiga e responsável pela produção do sêmen, aumenta naturalmente de tamanho a partir dos 25 anos de idade. Seu aumento repentino pode ser um sinal de câncer de próstata e está associado a dificuldades urinárias e outros sintomas clínicos, como diabetes.