COXINHA DE SHIMEJI

coxinha-de-shimeji-preto-nayumi-cogumelos

INGREDIENTES

Ingredientes da massa
– 1 xícara de chá de caldo de legumes
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 xícara de chá de farinha de trigo

Ingredientes do recheio
– 400 gr de shimeji Nayumi
– 2 colheres de sopa de margarina
– 2 colheres de sopa de molho shoyu

Ingredientes para empanar
– 1 pote com um punhado de farinha de trigo
– 1 pote com caldo de legumes
– 1 pote com um punhado de farinha de rosca
– Óleo para fritar

 

MODO DE PREPARO

A massa é facílima de preparar. Em uma panela (de preferência antiaderente) adicione o caldo de legumes e o azeite. Quando começar a entrar em ebulição, adicione de uma vez a xícara de farinha. Mexa com uma colher de pau ou outra bem resistente por alguns minutos, até desgrudar do fundo da panela. Reserve a massa, deixando-a esfriar.
Para preparar o recheio de shimeji, não há muito segredo, basta picá-lo antes, e para preparar, derreta a margarina, refogue o shimeji e adicione o shoyu. Quando reduzir o volume está pronto (não precisa deixar o shimeji por muito tempo no fogo, geralmente de 3 a 5 minutos ele já atingirá seu ponto ideal).
É importante retirar o máximo de caldos, pois o recheio da coxinha geralmente é mais seco – isso facilita também na montagem.

 
Montagem da coxinha
 
Com a massa já morna ou fria, é hora de sovar um pouco. Amasse bem por alguns minutinhos. Pegue uma quantidade de massa equivalente a uma bolinha de pingue-pongue, faça uma bola, abra um buraco no meio com o dedão e a cavidade para o recheio estará pronta. Coloque 1 colher de chá do recheio de shimeji e suba as bordas da massa para fechá-la. Faça o biquinho para dar o formato de coxinha.
 
Empanar e fritar
 
Para empanar, siga essa ordem: passe a coxinha na farinha de trigo, depois mergulhe-a no caldo de legumes e por último passe-a pela farinha de rosca.
Na hora de fritar e para não usar muito óleo, utilize uma panela pequena. Coloque óleo suficiente para cobrir as coxinhas. Deixe o óleo bem quente e coloque no máximo 3 coxinhas de uma vez para fritar. Mais do que isso não é bom, pois o óleo esfria e a coxinha pode ficar gordurosa. Frite até ficar douradinha!
Cogumelos do Nayumi.
Dica do www.nayumi.com.br