Início » Dicas e Receitas » Dicas » Como manter a cozinha organizada: dicas para lavar a louça

Como manter a cozinha organizada: dicas para lavar a louça

i0.statig.com_.br_bancodeimagens_7w_at_zs_7watzsutai4t3mxvvl5e8jw03

A maioria das pessoas não gosta de lavar a louça e por conta disso deixa de fazer pratos maravilhosos pensando na quantidade de trabalho que terá depois. Algumas dicas de cozinha práticas podem transformar essa tarefa em algo rápido e prático.

A maioria das pessoas não gosta de lavar a louça e por conta disso deixa de fazer pratos maravilhosos pensando na quantidade de trabalho que terá depois. Algumas dicas de cozinha práticas podem transformar essa tarefa em algo rápido e prático.

Dicas para ter cozinha organizada

Resultado de imagem para louça limpa

É recomendável que copos e pratos sejam limpos após o seu uso. Além de evitar o acúmulo de louça, os demais utensílios, como o detergente e a bucha, não ficam engordurados. Se não for possível seguir essa prática, retire o excesso de comida com o auxílio de um garfo ou guardanapo e deixe com um pouco de água em cima, isso fará com que a sujeira não endureça e fique mais fácil de lavar. O mesmo procedimento também é indicado para copos, talheres e tigelas.

Antes de cozinhar é importante que a pia esteja limpa, tanto para conseguir se organizar melhor na hora de cortar os ingredientes, como para evitar que os alimentos caiam na louça impossibilitando seu uso. Sempre mantenha o hábito de lavar a pia antes de começar tomando o cuidado para remover todos os resquícios de sabão.

Comece pelos copos, canecas e talheres, são mais fáceis de limpar e é uma tática para ir diminuindo a louça aos poucos, depois, passe para os pratos e finalize com as panelas. Como elas são maiores e estão mais sujas, precisam de espaço para serem limpas.

Uma dica para não engordurar a cozinha é sempre deixar as tigelas com comida e panelas no fogão, afastado da pia, pois, conforme a água escorre, pode transbordar gordura em outros utensílios tornando o trabalho mais demorado.

Certifique-se de que tem tudo em mãos antes de começar. Aalguns produtos são indispensáveis para essa função, como os dois tipos de bucha, a de cozinha e a de aço, ambas com utilidades diferentes, uma para lavar objetos leves e outra para lavar panelas engorduradas. Fique atenta ao período de vida, elas devem durar no máximo duas semanas e devem ser limpas todos os dias.

Dê preferência aos detergentes neutros, biodegradáveis e que façam bastante espuma, isso ajuda a remover melhor a sujeira. Rodinhos de pia ajudam na hora de lavar e limpar o local utilizado, retirando a água em excesso. Uma dica para lavar panelas é separar um pano para apoiar as mais pesadas, isso evita que elas escorreguem, além de facilitar na hora de esfregar os locais com gordura impregnada.

Como lavar panelas e assadeiras

Resultado de imagem para louça limpa panela

Para lavar as panelas corretamente alguns passos simples devem ser seguidos. Se for possível tenha vários tipos de panela e escolha a ideal para a receita, antiaderente para fritar ou panela de vidro para imersão, por exemplo, isso facilita na hora de limpar, porque os alimentos podem desgrudar com mais facilidade.

Para retirar a gordura ou comida grudada antes de começar a esfregar as panelas, leve-as ao fogo com água e detergente e espere levantar fervura, depois de dez minutos desligue. Espere a água amornar e despeje a água. Coloque a bucha de aço na parte áspera de outra bucha de cozinha com um pouco de detergente, isso é o suficiente para remover o que sobrar de maneira fácil.

O mesmo procedimento é usado para lavar assadeiras, a diferença é que não se pode ferver água, portanto substitua por gelada e com um pouco de detergente, depois esfregue com a bucha normalmente.

Máquinas para lavar louça

Resultado de imagem para louça limpa panela

Quem procura por praticidade, a dica é escolher uma boa máquina de lavar louça. Elas são ideais para limpar os objetos que usamos com frequência como pratos e copos, evite apenas colocar as panelas, pois elas demandam uma limpeza mais completa.

Apesar de prática, existe um procedimento essencial que não pode ser evitado: é importante que os restos de comida sejam removidos dos pratos e copos.

Como limpar a pia

A pia merece sempre uma atenção especial, tanto antes como depois de preparar algum alimento ou lavar a louça. Isso porque se não higienizada corretamente, vira alvo de vírus e bactérias. Depois de usar passe água com sabão e retire todos os alimentos, cuidado para não deixar a comida cair no ralinho e entupir.

A limpeza deve ser feita semanalmente: misture bicarbonato com um pouco de água sanitária e com um pano passe em toda a pia, depois jogue água por cima e espere ao menos duas horas para realizar algum procedimento com comida.

Resultado de imagem para pia limpa

dica do www.vix.com

Você já faz parte do Canal de Ofertas do Chama Supermercados no Whatsapp? Clique aqui e fique por dentro de tudo.

Parcele suas compras em até 3x sem juros com o Cartão Chama Supermercados, clique aqui e veja mais.