Início » Dicas e Receitas » Dicas » Ovo – O “coringa” da cozinha

Ovo – O “coringa” da cozinha

Eles estão em nossas geladeiras com frequência, podem ser consumidos por crianças, jovens, adultos e idosos; baratos, abundantes e práticos, os ovos são mais importantes para o paladar e a saúde do que imaginamos. Eles são consumidos desde o começo da civilização humana. Frito, cozido, a moda à milanesa; em bolo, mousse, com pão, gema dura ou mole, ovo é vida. Os ovos são reconhecidamente ricos em proteínas e vitaminas lipossolúveis, importantíssimas para o bom funcionamento dos nossos hormônios e do organismo como um todo. Além de tudo, são deliciosos. A propósito, vai um ovinho aí?

Taxado como o grande inimigo da saúde durante muitas décadas, eles começam e ser redescobertos como um dos alimentos mais completos e saudáveis que se tem à disposição. No campo da gastronomia, são tidos como coringas. Seja em pratos salgados ou doces, lá estão eles, sempre dispostos a cumprir as mais diferentes funções.

Os ovos usados em sua integralidade, aproveitando a gema, a clara e até mesmo a casca. Este ingrediente tão importante dentro da gastronomia é também um grande aliado da saúde. Já que é nítida a sua presença em dietas reguladas ou, indiretamente, na alimentação daqueles que não apresentam nenhum cuidado com a alimentação. Desde que deixou de ser visto como vilão e passou a ser mocinho, tem sido cada vez mais utilizado. No entanto, ainda há fatos importantes sobre a sua utilização diária na dieta humana, já que são recentes, por mais incrível que possa parecer, os estudos definitivos sobre o impacto do consumo para a vida humana.

Ovo não engorda
A boa notícia é que o ovo, por si só, não engorda, nem aumenta os níveis de colesterol. Porém, como alerta a professora do curso de Nutrição da Universidade Feevale, Denise Ruttke Dillenburg, “é importante lembrar que na composição da gema do ovo temos gordura saturada, devendo-se ter um cuidado no consumo excessivo deste tipo de gordura, uma vez que se relaciona com o aumento de risco cardiovascular”. A quantidade máxima a ser ingerida por pessoa por dia pode variar de acordo com a idade ou a presença, ou não, de patologias, como observa a nutricionista. Os ovos são ricos em uma proteína específica, necessária para a integridade das membranas celulares.

Melhor cozido
Eles também são uma excelente fonte de ácidos graxos de cadeia longa, conhecidos como EPA e DHA, que são de importância vital no desenvolvimento do sistema nervoso dos bebês e a manutenção da acuidade mental nos adultos. Não à toa, orientais tradicionais consideram o ovo como o Alimento do Cérebro. A gema é a fonte mais concentrada de colina, uma vitamina do complexo B encontrada na lecitina que é necessária para manter o colesterol se movendo na corrente sanguínea. Segundo a nutricionista Denise “a clara alimenta da mesma forma que a gema e a forma mais saudável de consumi-lo é cozido”.

Super versátil
“O ovo é, na minha opinião, um dos mais versáteis ingredientes que existem, porque conseguimos fazer doces, salgados, entradas, pratos principais e ele pode ser o espessante que faz a diferença em várias preparações”, afirma a chef Biba Retamozo, que comanda a doceria Maria Bolachinha. Presente em diversos pratos, o ovo cumpre as mais inúmeras funções na execução de uma receita, como conta Biba “Na quiche, por exemplo, colocar ovos deixa a massa mais quebradiça, mesmo que firme. Em doces, o ovo bem batido – e aerado – pode substituir o fermento, tornando o resultado mais saudável”.

Ovo vermelho ou branco?
O que difere a coloração dos ovos, brancos ou vermelhos, é a raça da galinha. Em geral, aquelas que põem ovos amarelos são maiores e comem mais, já as que põem ovos brancos são menores e comem menos. As galinhas que são criadas soltas e alimentam de milho e outros cereais, como a galinha caipira, produzem ovos com a gema mais escura, já que há maior concentração de ferro. Diferentemente das galinhas de granja que produzem gemas com coloração mais pálida, já que são alimentadas com rações e outros tipos de alimentos.

Você já faz parte do Canal de Ofertas do Chama Supermercados no Whatsapp? Clique aqui e fique por dentro de tudo.

Parcele suas compras em até 3x sem juros com o Cartão Chama Supermercados, clique aqui e veja mais.

Não é o que está buscando? Veja outras Postagens relacionadas no Blog do Chama Supermercados