Cuidados para você não exagerar no chocolate

Nem privação nem excesso. A dica para lidar com a inundação de chocolates na época da Páscoa é se agarrar ao bote salva-vidas do comedimento. É importante controlar a quantidade ingerida para não haver excessos!

De acordo com a nutricionista Vanderlí Marchiori, a boa notícia é que não é necessário evitar o chocolate, que, em pouca quantidade, faz bem à saúde.

“É importante controlar a quantidade ingerida. Se não houver excessos, o risco de mal-estar diminui, além de não precisar fazer regime após a Páscoa”, explica a nutricionista. 

Para não terminar o feriado com arrependimentos e má digestão, algumas dicas simples podem ajudar a aproveitar o que a Páscoa tem de melhor e não sofrer as consequências na segunda-feira.

Para a analista de redes sociais Aline Dias, as consequências de exagerar seriam mais incômodas. Ela fez cirurgia bariátrica há três anos e, quando come demais, passa mal.

Além da condição de saúde, Aline toca um blog gastronômico, o que aumenta a quantidade de tentações pelas quais tem que passar todos os dias.

“Recebo muitas amostras para fazer resenhas no blog e, se não me cuidar, pode dar dumping (síndrome que pode ocorrer com pacientes bariátricos após a ingestão de carboidratos, principalmente alimentos com elevado teor de açúcar)”, revela.

Das várias táticas que utiliza para não passar da conta, a que mais usa é dividir os chocolates que ganha com o namorado e os amigos.

“Meu namorado aproveita, já que ele sabe que eu não aguento muito. Provo um pouco de cada para fazer os posts e saio repassando”, conta.

 

ÁGUA:

Outra tática que funciona para Aline é beber muita água. Ajuda a lidar com a ansiedade que leva a comer e até a trazer um pouco de saciedade.

“Sempre tomo um copão de água e espero um tempo, aí fico mais satisfeita e me ajuda a controlar mais”, revela.

Outra dica importante é ingerir frutas como a maçã, pera ou laranja antes de comer chocolates. Essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo. Se der para incluir as frutas em uma receita com o doce, melhor ainda. Dividir os ovos de páscoa em porções e congelar para comer ao longo do ano também pode ajudar.

 

MODERAÇÃO É A PALAVRA:

1. Assim que ganhar os ovos, quebre-os em pedaços menores, embale-os em papel manteiga e guarde os pedaços no armário ou no freezer. Dessa forma, fica mais fácil degustá-los ao longo da semana sem exagerar na dose

2. Se você sabe que vai abusar do chocolate, corte os excessos das outras refeições. Deixe a manteiga no café da manhã de lado, não coma arroz ou batata na hora do almoço e assim por diante

3. Não abuse do álcool, das frituras e dos salgados gordurosos, como as pizzas, neste período, já que você estará consumindo o chocolate com mais frequência sem perceber

4. Sempre coma, antes do chocolate, pedaços de maçã, pera ou laranja. Essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo

5. Evite comer o chocolate de estômago vazio, pois a absorção de açúcares e gordura é maior em jejum. O ideal é consumi-lo depois do almoço ou no lanche da tarde. À noite, seu consumo traz mais prejuízo para seu peso e sua saúde

6. Procure fazer sua atividade física com mais frequência durante essa semana. Isso acelera mais o metabolismo

7. Procure não comer chocolate todos os dias, pois esse hábito pode viciar o paladar e exigir mais e mais chocolate

8. Prefira chocolate com 60% a 70% de cacau, pois contêm menos gordura e mais polifenóis (ativos funcionais), que atuam na saúde do coração, aumentando o HDL (bom colesterol).

9. Faça do consumo do chocolate um ritual: sente na sua poltrona favorita, coloque um suco ou água ao lado e saboreie cada pedaço.

10. Compartilhe se você ganhou muitos ovos, divida com outras pessoas. Leve os doces para o trabalho e divida as calorias. Faça receitas com o chocolate dos ovos. Derreta e faça bolos ou bebidas achocolatadas. Outra opção é ralar e colocar na granola..

Fontes: Nutricionistas Sabrina Jubett e Vanderlí Marchiori

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *