8 ERROS que podem estragar seu bolo!

1- Bolo seco – Seu Bolo fica seco
Se seu bolo está ficando “seco” demais, você pode estar errando no equilíbrio entre os ingredientes. O ideal é pesar todos os ingredientes com uma balança, de acordo com a receita. Parece simples, mas é muito importante. A menor diferença, pode desandar a massa. Alguns ingredientes apesar de caber numa xícara, tem peso diferente. Siga a receita.

2- Bolo não cresce – Seu bolo não cresceu?
– Assadeira muito grande. Se a massa ficar muito “espalhada”, seu bolo vai assar sem crescer.
– Você esqueceu de colocar fermento. Acontece nas melhores famílias 🙂
– Nunca abra o forno antes dos 20 minutos. O forno esfria e o bolo não cresce.
– Seu fermento está ruim. Pode acontecer, por isso é sempre bom testar o fermento! Você adiciona uma colher do fermento em meio copo com água morna, este tem que borbulhar imediatamente. Caso contrário, hora de passar no Chama e reabastecer.
– Forno frio. Deixar de pré-aquecer corretamente o forno, é sempre uma tarefa subestimada. O forno é uma parte importante da receita de qualquer tipo de massa. Pré-aqueça sempre, use a parte mais baixa do forno e ajuste a temperatura correta.

3- Bolo Solado – Seu bolo ficou massudo, solado?
O bolo solado também indica que o bolo não cresceu o que deveria. O excesso de líquidos, como óleo, leite, água e ovos, pode impedir seu bolo de crescer e deixa-lo solado. Siga a receita. Aquele pouquinho de leite que sobrou na caixa e você não quer desperdiçar, pode arruinar sua receita, use exatamente o que a receita pede.

4- Bolo derrama no forno – Seu bolo cresceu demais e vazou?
É uma situação que todos queremos evitar. O bolo cresce demais e cai no forno, estraga a receita e ainda faz a maior bagunça. Sem contar a fumaça!! 🙂 Um motivo para isso pode ser assadeira pequena demais ou, voltando lá no topo, erro na medição dos ingredientes. Sua massa deve dobrar de tamanho, por isso nunca ultrapasse o meio da assadeira e tudo vai dar certo.

5- Bolo grudado na assadeira – Seu bolo gruda na assadeira?
As vezes é parte mais “tensa” do processo… desinformar. Muitas vezes o bolo simplesmente não quer sair. Isso acontece quando deixamos de untar a assadeira com alguma gordura (óleo ou manteiga) e depois farinha. Você unta a assadeira e mesmo assim o seu bolo gruda? Tente esperar o bolo esfriar um pouco mais, use uma espátula nas laterais e lentamente vá descolando o bolo, vire a assadeira e espere por 10 minutos, se nada deu certo, tente uma “boa batida” numa superfície plana. Antes de assar, você também pode usar uma toalha de papel (comum de cozinha) no fundo da assadeira ou papel manteiga, próprio para este fim. Asse normalmente e seu bolo sai como mágica. Remover a toalha ou papel manteiga normalmente é simples.

6- As bordas do bolo queimam. Seu bolo assou, mas queimou nas bordas?

Você faz o teste do palitinho, o bolo está dourado, mas ainda não assou. Você deixa um pouco mais e as bordas queimam. Seu forno pode estar muito quente ou seu bolo pode estar muito perto da fonte de calor. Cada forno tem seu próprio funcionamento. É necessário às vezes ficar atento se a temperatura indicada, está correta. Você pode usar um termômetro de cozinha digital para aferir a temperatura.

7- Bolo não assa por igual. Seu bolo fica mais assado em alguns lugares do que outros?
Este é um problema na maioria das vezes, relacionado ao forno. Tente posicionar a assadeira bem no centro do forno e não esqueça do pré-aquecimento do mesmo. Se o seu bolo ficou com partes queimadas, dá arrumar cortando as partes mais escuras com uma faca. Fica perfeito.

8- Bolo afunda no meio – O seu Bolo afunda no meio, ficando torto?
Este é um problema bem comum. Pode acontecer por alguns motivos, sendo: Abrir a porta do forno muito cedo ou muitas vezes, principalmente no início, antes dos 20 minutos. Outro problema pode ser muito fermento, voltando a dica número 1. Mantenha as proporções da receita. Outra possibilidade e demorar muito para colocar a massa no forno. O fermento pode perder o tempo de ação e não agir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *