fbpx

A Dieta Flexitariana – ou semi-vegetariana – é uma modalidade da dieta vegetariana. Tem como base do seu cardápio frutas e legumes, mas sem excluir completamente o consumo de carne. É uma dieta de longo prazo, mas que traz resultados excelentes para a saúde e bem-estar.

 

Versão vegetariana

Para cozer 100 g de quinoa, aqueça uma panela de tamanho médio em lume forte. Junte a quinoa e agite a panela durante cerca de 30 segundos, para começar a tostar. Acrescente 250 ml de água e deixe que ferva durante um minuto. Reduza a intensidade do lume para o mínimo. Tape e coza durante dez minutos.

Ao fim desse tempo, retire do lume e reserve, sem tirar a tampa, durante cinco minutos. Passe um garfo na quinoa para soltar os grãos.

Numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite generoso em lume médio. Acrescente uma cebola, finamente picada, e refogue durante cinco minutos, até começar a amaciar, mas sem ganhar cor. Acrescente dois dentes de alho, descascados e esmagados, e 650 g de beringela, cortada em cubos pequenos (aproximadamente 5 mm).

Refogue durante dez a 12 minutos, até a beringela estar completamente tenra. Retire do lume, transfira para uma taça grande e deixe arrefecer durante cerca de dez minutos.

Coloque a mistura de beringela e cebola, a quinoa, 75 g de pão ralado, 50 g de lascas de queijo parmesão (ou o equivalente vegetariano), 50 g de azeitonas pretas, descaroçadas e finamente picadas, um ovo, ligeiramente batido; quatro colheres de sopa de sementes de chia e uma mão-cheia de folhas de manjericão no robô de cozinha. Tempere com sal e pimenta e, depois, triture até obter uma textura homogénea e sólida.

Forme almôndegas do tamanho de bolas de golfe, fazendo aproximadamente 30 unidades.

Coloque -as num prato ou num tabuleiro forrado com papel vegetal ou película aderente e leve ao frigorífico durante cerca de uma hora.

Para fazer o molho, coloque numa panela 400 g de tomate em pedaços (em lata), 185 ml de vinho tinto, dois dentes de alho, descascados e esmagados, duas colheres de sopa de azeite, uma colher de chá de vinagre balsâmico e uma colher de chá de açúcar. Tempere e deixe apurar em lume brando até o tomate espessar, durante 20 a 30 minutos aproximadamente (depende da marca de tomate que usar, pois alguns são mais líquidos do que outros).

Numa frigideira antiaderente grande, aqueça um fio de azeite. Junte as almôndegas e aloure -as em lume médio-forte, voltando-as frequentemente, com cuidado. Dependendo do tamanho da frigideira que usar, talvez tenha de cozinhar poucas almôndegas de cada vez.

Junte as almôndegas ao molho de tomate e, com a ajuda de uma colher, coloque sobre espaguete cozido e polvilhe com lascas de queijo parmesão.

Para uma versão com carne desta receita

Poderá trocar a beringela por 500 g de carne picada de vaca, frango, porco ou borrego.

Refogue a cebola e deixe arrefecer antes de misturar com a carne crua e os outros ingredientes das almôndegas. Molde bolas e leve ao frigorífico, como descrito acima.

Frite as almôndegas em lume médio durante 12 a 15 minutos, virando-as à medida que forem ficando douradas e cozinhadas por dentro. Verta o molho por cima, aqueça bem e sirva com espaguete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *