Início » Dicas » Dicas para escolher verduras e legumes frescos

Dicas para escolher verduras e legumes frescos

shutterstock_598749548-1

Verduras e legumes sempre fresquinhos deixam suas receitas mais saudáveis e gostosas. Confira as dicas para escolher verduras e legumes corretamente e valorizar ainda mais sua refeição!

Como escolher verduras e legumes

As verduras devem estar sempre com aparência e cheiro de frescas. As folhas precisam estar brilhantes e levemente úmidas, sem manchas escuras. Não leve para a casa se estiverem murchas ou com rasgos, pois pode ser sinal de mordida de insetos.

Prefira sempre os legumes da estação, pois eles são mais frescos e saborosos. Escolha os que estejam com a aparência firme, fresca e com folhas brilhantes. Evite os que apresentem manchas escuras, folhas murchas, estejam esfolados ou amassados

Dicas para não errar na escolha

Cenoura, batata, beterraba e rabanete: devem estar bem firmes, frescos e com a pele lisa. Não compre se apresentarem manchas ou brotos. Prefira as cenouras bem alaranjadas, sem manchas verdes e com os talos bem longos e verde-escuros.

Cebola: a casca deve ser bem brilhante, seca e sem sinal de brotos. O bulbo precisa estar firme e a casca deve soltar das mãos com facilidade.

Tomate: a casca deve ser lisa, firme, de cor bem viva e sem cortes. Os que estiverem moles ou enrugados já passaram do ponto.

Berinjela: só compre se estiver com a casca lisa, brilhante e bem firme. Se a casca estiver enrugada ou furada, é sinal de que está com bigatos.

Mandioca: a casca deve estar solta, pois isso significa que está mais macia e vai cozinhar mais rapidamente.

Brócolis e couve-flor: devem estar com os buquês compactos e bem-feitos. As folhas precisam estar frescas, nem murchas e nem amareladas. O talo deve ser firme, úmido e quebradiço.

Abacate é uma fruta que só fica madura depois de colhida. Escolha os abacates com casca fina, lisa, na cor verde-fosco e com menos manchas. Evite os de casca clara e brilhante. Não se deixe enganar pela aparência! O ideal é não estarem duros demais, nem muito moles. Quando amadurecer, a casca ainda estará firme, porém macia. Prefira os mais pesados, pois é sinal de mais polpa.

Abacaxi são várias as dicas para saber se o abacaxi está maduro:

– Primeiro, sinta o cheiro. Ele precisa ser agradável e adocicado.

– Preste atenção, depois, na cor da fruta. Se estiver mais amarelinha, é sinal de que está no ponto.

– Dê uma leve pressionada. Se estiver muito duro, o abacaxi ainda está verde.

– Tente retirar uma das folhas da coroa. Se ela sair com facilidade, é outro sinal de frutinha madura.

– Analise as escamas. Quanto mais achatados e afastados os gominhos estiverem, resultando numa casca mais lisa, mais chance da fruta estar doce e madura.

E não se esqueça das pontas do abacaxi! Elas devem ser arredondadas e bem desenvolvidas.

Banana prefiraas menores, mais arredondadas e sem manchas na casca. As manchinhas pretas são sinal de amadurecimento. Quanto mais manchinhas, mais madura estará a fruta e com mais açúcar do que fibras.

Prefira as com corpo amarelinho e as extremidades verdes. Caso queira comprar para deixar amadurecer em casa, escolha aquelas bananas que estejam ligeiramente esverdeadas.

Uma dica de ouro para as bananas durarem mais! Retire-as da penca, uma a uma, mantendo intactos todos os talinhos para que elas fiquem bem fechadas.

E por último, mantenha as bananas fora da geladeira. Caso contrário, elas ficarão pretas rapidamente e com sabor alterado.

Laranja e Limão escolha os mais pesados, de casca lisa e brilhante, pois contêm mais sumo (caldo). Evite aqueles que estão murchos, pois apodrecerão com facilidade.

Atenção à compra da laranja-lima, também chamada de serra-d’água. Os frutos maiores e mais leves geralmente estão secos por dentro, sem suco.

Maçã a casca deve estar lisa, fina, brilhante, com cores vivas e sem machucados, sem manchas escuras e sem partes amolecidas. A maçã precisa estar firme. Mas não muito dura, senão estará verde.

Mamão a casca deve estar firme, sem machucados e sem manchas. Prefira o mamão com casca amarelada e um verde sutil, indicando que está quase no ponto de ser consumido. Evite comprar mamão muito verde, pois seu amadurecimento fica comprometido fora do pé.

O mamão Papaia é mais adocicado e menor. O mamão Formosa é maior e menos doce, mas tem a vantagem de ser mais barato.

Você já faz parte do Canal de Ofertas do Chama Supermercados no Whatsapp? Clique aqui e fique por dentro de tudo.

Parcele suas compras em até 3x sem juros com o Cartão Chama Supermercados, clique aqui e veja mais.