Este é um dos pães mais simples, rápidos e baratos de todos, fica flexível e o sabor é incrível.
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de arroz
- 1 xícara de polvilho doce
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
- 1 e 1/2 colheres de chá rasa de sal
- 1 colher de chá rasa de goma xantana
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Aproximadamente 1 e 1/2 xícaras de água morna
Modo de Preparo
- Em uma bacia grande adicione a farinha de arroz, o polvilho doce, o açúcar, o fermento e a goma xantana e mexa bem para misturar os secos.
- Adicione o sal e mexa novamente com uma colher de pau, você deve cuidar para o sal não entrar em contato diretamente com o fermento, pois ele inibe a fermentação.
- Adicione o azeite de oliva e a água aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau.
- A massa é um pouco pesada, você vai precisar fazer uma forcinha pra incorporar bem os ingredientes e conseguir uma massa uniforme.
- Eu usei um pouco mais de 1 xícara e meia de água morna para atingir o ponto ideal da massa, mas tudo vai depender a umidade das farinhas que você estiver usando e até mesmo do tempo e da temperatura do dia. Por isso coloque a água aos poucos.
- Transfira a massa para uma forma de média de pão, a forma que estou usando mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquela bem grandes, dobre a receita.
- Deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 30 minutos. Lembre-se de preaquecer o forno a 200º C quando o pão estiver na metade do crescimento.
- Quando o pão alcançar o topo da forma leve para assar em forno aquecido a 200º C e asse por aproximadamente 45 minutos. Você precisa sentir cheiro de pão fresco e o pão deve estar douradinho.
- Assim que conseguir encostar na forma sem se queimar retire o pão da forma e deixe esfriar sobre uma grade ou papel toalha.
- Não corte o pão quente, como esta é uma massa com bastante polvilho doce se você cortar ele quente o pão vai ficar abatumado, parecido com a textura do pão de queijo.
- Sirva com seu acompanhamento preferido!
Notas
- A água deve ser colocada aos poucos para ajustar textura da massa, não pode ficar muito mole, confira a textura da massa no vídeo e não ultrapasse 1 xícara e 3/4 de água.
- Substitua a farinha de arroz por farinha de trigo sarraceno.
- Substitua o polvilho doce por araruta.
- Pode ser qualquer açúcar, mas não adoçante. O açúcar será consumido pelo fermento durante a fermentação.
- Você pode substituir o fermento biológico por fermento químico, mas coloque-o para assar direto no forno, não espere crescer na bancada.
- A goma xantana pode ser substituída por CMC ou goma guar na mesma proporção.
- Substitua o azeite por qualquer outro óleo.